Planejamento e implementação de atividades educativas que integrem materiais didáticos
- Planejar e implementar atividades educativas que utilizem materiais didáticos criados com tecnologias de fabricação digital, como impressão 3D, corte a laser e fresadoras CNC.
- Adaptar recursos didáticos tradicionais para torná-los mais acessíveis e engajadores, utilizando ferramentas digitais.
A integração de tecnologias digitais na prática pedagógica é um desafio que abrange diversos aspectos, da infraestrutura escolar, o uso ético e crítico pelos estudantes, até a habilidade do professor em empregar a tecnologiade modo eficaz para o ensino e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo identificar como a integração de tecnologias digitais na prática pedagógica tem sido abordada atualmente, em diferentes contextos.
Neste texto é discutido como o movimento maker pode transformar a educação ao incentivar o protagonismo do aluno, a criatividade e a aprendizagem por meio da prática. O Movimento Maker (do inglês maker = fazedor) é uma abordagem que valoriza o “aprender fazendo”. Ele incentiva que os alunos criem, experimentem, construam e testem ideias com as próprias mãos — seja através de robótica, programação, marcenaria, eletrônica, ou mesmo artes.
O movimento maker propõe uma educação mais ativa, conectada com o mundo real e com os desafios do século XXI. Com a tecnologia como aliada, ele promove uma aprendizagem mais envolvente, criativa e transformadora.
Após a realização da leitura haverá um questionário avaliativo no moodle no valor de 30 pontos.
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