Planejamento e implementação de atividades educativas que integrem materiais didáticos


Objetivos:


Nessa etapa iremos apresentar alguns conceitos sobre planejar e implementar atividades educativas que utilizem materiais didáticos criados com tecnologias de fabricação digital, como impressão 3D, corte a laser e fresadoras CNC.

Também vamos abordar sobre a adaptação de recursos didáticos tradicionais para torná-los mais acessíveis e engajadores, utilizando ferramentas digitais.

Portando, boas-vindas a nossa primeira etapa. Boa leitura e sucesso em sua jornada pedagógica!

Uma menina sorridente está sentada à mesa, envolvida em atividades de brincar com peças coloridas de madeira.

 

Você sabia que a formação docente está relacionada às dimensões técnicas e pedagógicas? Isso mesmo! É essencial que o docente seja capaz de utilizar de modo eficiente os materiais e equipamentos didáticos, que se apresentam na instituição de ensino, bem como o espaço físico da sala de aula, sabendo bem mais que ligar e desligar aparelhos, mas, principalmente, ser capacitado para a construção de uma identidade educativa com foco na utilização adequada e qualitativa desses recursos pedagógicos.

O movimento maker é uma evolução do "Faça Você Mesmo" que se apropriou de ferramentas tecnológicas como a placa Arduíno, impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica e máquinas de costura, para incentivar um aprendizado a partir da criação e descoberta. 

A internet, ao conectar “fazedores” e facilitar a divulgação de vídeos e manuais de experiências, também foi responsável pela popularização da cultura "Maker".

O planejamento e implementação de atividades educativas que integram materiais didáticos requer uma abordagem cuidadosa, que considere a natureza do conteúdo, as necessidades dos alunos e os recursos disponíveis.

Assim, seu propósito é criar experiências de aprendizagem significativas e efetivas, adotando materiais didáticos como ferramentas que proporcionem o devido suporte na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências de seus alunos, contribuindo de forma inclusiva, na formação de cidadãos mais preparados para enfrentar cenários futuros.

Os materiais e equipamentos didáticos são também chamados nas instituições por “recursos” ou “tecnologias educacionais”, que correspondem aos materiais e equipamentos didáticos utilizados durante um processo de ensino-aprendizagem, com a finalidade de promover maior motivação aos alunos durante as aulas, bem como a sua aproximação do conteúdo.

Para Vicenza (2023) adotar esses recursos em sala de aula, requer que o docente observe alguns aspectos antes de selecionar quais os mais adequados em determinada atividade:

  • Quanto a necessidade de ajuste aos objetivos, conteúdo e grau de desenvolvimento, interesse e necessidades dos alunos.
  • Quanto a necessidade de ajuste às competências que se deseja desenvolver, sejam elas cognitivas, afetivas ou psicomotoras.
  • Quanto a sua simplicidade, custo e acessibilidade.
  • Quanto a sua qualidade e atratividade em estimular a curiosidade no aluno. 

Portanto, o material didático atua como um recurso incentivador da aprendizagem, proporcionando uma comunicação entre o docente e seus alunos, além da verbal, incluindo sons, cores, formas, sensações, evitando a monotonia de aulas que são exclusivamente verbais.

Além disso, esses recursos tendem a substituir o processo de uma  memorização metódica, auxiliando no desenvolvimento de competências, e ampliando as experiências dos alunos, ao proporcionar uma perspectiva mias ampla dos elementos abordados.

Para o docente planejar e implementar atividades educativas com materiais didáticos criados por tecnologias de fabricação digital, como no caso de impressão 3D, corte a laser, fresadoras CNC, entre outras, o foco deve ser direcionado para a integração da tecnologia com os objetivos de aprendizagem, bem como na adaptação do material às necessidades dos alunos e também na criação de experiências práticas e interativas.

Vamos conhecer alguns exemplos:

  • Em Ciências: A criação de modelos 3D de células, órgãos ou sistemas do corpo humano.
  • Em Geografia: A criação de modelos de relevo ou mapas em relevo com corte a laser.
  • Em Matemática: A criação de sólidos geométricos com impressão 3D.
  • Em Artes: A criação de esculturas ou peças decorativas com corte a laser ou fresadoras CNC.
  • Em Engenharia: A construção de protótipos de máquinas ou estruturas com impressão 3D ou fresadoras CNC.

Uma ilustração 3D mostra quatro esferas metálicas interligadas por barras, com uma esfera central de cor azul.


Confira as principais etapas no planejamento e implementação desses materiais:

  1. A definição dos objetivos de aprendizagem: Analisar o que seus alunos precisam aprender com essa atividade, ou quais as competências que eles precisam desenvolver. 
  2. A seleção dos materiais e tecnologias: Levar em consideração a tecnologia mais adequada para a atividade, seja ela a impressão 3D, corte a laser, ou  fresadora CNC, e quais são os materiais a serem adotados.
  3. A criação ou adaptação de materiais: Projetar ou adaptar modelos 3D, desenhos para corte a laser ou programas para fresadoras CNC, levando em consideração as restrições técnicas de cada tecnologia e as necessidades dos alunos.
  4. O planejamento das atividadesEstabelecer como os alunos irão utilizar o material, se é para montagem, análise ou a experimentação, e como esse material irá contribuir para o seu aprendizado.
  5. A implementação e avaliaçãoExecutar a atividade com os alunos, analisando todo o processo e o seu resultado, avaliando se os objetivos de aprendizagem foram alcançados.
  6. Reflexão e transmissãoRefletir a respeito da atividade, identificando pontos fortes e fracos a serem melhorados, e transmitir o material e a experiência aos envolvidos no processo.

Quanto aos Benefícios, os principais são, para Vicenza (2023):

  • Engajamento e Motivação: A inclusão de recursos tecnológicos torna o aprendizado mais dinâmico e atraente, despertando o interesse dos alunos.
  • Aprendizagem Prática: A experiência de construir e manipular materiais auxilia os alunos a compreenderem melhor os conceitos.
  • Desenvolvimento de Competências: A aplicação de tecnologias de digitais estimula a criatividade, a resolução de problemas e a cooperação.
  • Personalização: O material pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de cada aluno.
  • Inovação: A tecnologia digital possibilita a criação de novos materiais e métodos de ensino.

Bons estudos e até a próxima!
Fonte: VICENZA, Izaura. Didática Avançada: Desenvolvendo Habilidades De Ensino E Planejamento De Aulas Eficazes. Editora Socrática, 2023.

Última atualização: sexta, 23 mai 2025, 17:36