Regras de utilização das salas virtuais - 2022

Regras de utilização das salas virtuais - 2022

por Diego Rodrigues -
Número de respostas: 0

Olá, !

Espero que você e sua família estejam bem.

Venho, em nome do NUTED, comunicar as regras atuais de utilização das salas virtuais da plataforma Moodle.
Contextualizando um pouco, no auge da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, o IFMG foi obrigado a aderir ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Naquele momento, todo o conteúdo de seu curso foi ofertado no modelo de ensino a distância, tanto aulas, quanto atividades e instrumentos avaliativos. 
Entretanto, neste semestre, com o retorno das atividades presenciais, a utilização das salas virtuais da plataforma Moodle tornou-se opcional pelos(as) docentes, sendo essa a primeira alteração nas regras de utilização dessa ferramenta. Por se tratar de uma utilização opcional, o número de salas virtuais está reduzido, mas no entanto, como a ferramenta mostrou-se viável como forma de oferta de ensino, o seu uso continua a pleno vapor.
Outra alteração nas regras de utilização das salas virtuais atuais é que as mesmas não devem conter instrumentos avaliativos (exclusivos nas salas virtuais e não se aplica à projeto de ensino como o Acertando o Passo) para fins de registro de rendimento e desempenho escolar ou mesmo atividades que substituam o tempo de aula presencial. 
Todas as atividades no Moodle devem ser utilizadas como apoio ao ensino presencial, ou seja, devem ser utilizadas para reforçar o conteúdo ensinado/aprendido em sala de aula. Sua frequência ou não na sala virtual não pode impactar na sua frequência no curso/disciplina. Fique atento(a)!
Vale destacar que a utilização da plataforma Moodle, nesta nova fase, é uma tentativa válida de levar mais conhecimento a você. Os objetivos de nossos(as) docentes é trabalhar para que todos(as) os(as) alunos(as) estejam sempre e cada vez mais qualificados. Portanto, utilize as salas virtuais e faça as atividades propostas (mesmo que não valham pontos).
Lembrem-se, o conhecimento pode não ocupar espaço físico, mas ele sempre terá um valor inestimável.

Atenciosamente
Diego Rodrigues