Mural de Avisos

Aviso Detalhes Data Veja mais
Orientações - Gerar Identificação Saiba como gerar sua carteirinha estudantil --- Clique aqui
Orientações - Plataforma MOODLE Consulte para saber como acessar a plataforma Moodle --- Clique aqui
Orientações - Atualizar senha no moodle Consulte para saber como atualizar sua senha 
---
Orientações - Acessar as minhas disciplinas Consulte para saber como acessar as suas disciplinas no moodle
---
Orientações -Manuais de apoio da TI ERE - Suporte técnico TI
--- Clique aqui

Links Importantes

MeuIFMG

Sistema de Gestão Acadêmica do IFMG.

Pergamun

Sistema de Gestão de Biblioteca.

Portal IFMG-OP

Saiba o que acontece no Campus 

IdIFMG

Crie seu IdIFMG

    Novidades

    Regras de utilização das salas virtuais - 2022

    by Diego Rodrigues -

    Olá, !

    Espero que você e sua família estejam bem.

    Venho, em nome do NUTED, comunicar as regras atuais de utilização das salas virtuais da plataforma Moodle.
    Contextualizando um pouco, no auge da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, o IFMG foi obrigado a aderir ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Naquele momento, todo o conteúdo de seu curso foi ofertado no modelo de ensino a distância, tanto aulas, quanto atividades e instrumentos avaliativos. 
    Entretanto, neste semestre, com o retorno das atividades presenciais, a utilização das salas virtuais da plataforma Moodle tornou-se opcional pelos(as) docentes, sendo essa a primeira alteração nas regras de utilização dessa ferramenta. Por se tratar de uma utilização opcional, o número de salas virtuais está reduzido, mas no entanto, como a ferramenta mostrou-se viável como forma de oferta de ensino, o seu uso continua a pleno vapor.
    Outra alteração nas regras de utilização das salas virtuais atuais é que as mesmas não devem conter instrumentos avaliativos (exclusivos nas salas virtuais e não se aplica à projeto de ensino como o Acertando o Passo) para fins de registro de rendimento e desempenho escolar ou mesmo atividades que substituam o tempo de aula presencial. 
    Todas as atividades no Moodle devem ser utilizadas como apoio ao ensino presencial, ou seja, devem ser utilizadas para reforçar o conteúdo ensinado/aprendido em sala de aula. Sua frequência ou não na sala virtual não pode impactar na sua frequência no curso/disciplina. Fique atento(a)!
    Vale destacar que a utilização da plataforma Moodle, nesta nova fase, é uma tentativa válida de levar mais conhecimento a você. Os objetivos de nossos(as) docentes é trabalhar para que todos(as) os(as) alunos(as) estejam sempre e cada vez mais qualificados. Portanto, utilize as salas virtuais e faça as atividades propostas (mesmo que não valham pontos).
    Lembrem-se, o conhecimento pode não ocupar espaço físico, mas ele sempre terá um valor inestimável.

    Atenciosamente
    Diego Rodrigues

    Participe da autoavaliação institucional do IFMG

    by Diego Rodrigues -

    Que tal opinar sobre os serviços oferecidos pelo IFMG e contribuir para a melhoria das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, da estrutura física e da gestão do Instituto?

    Tudo isso é possível e simples. Basta responder ao questionário de avaliação institucional, disponível aqui para toda a comunidade acadêmica e externa até o dia 31 de outubro. Neste ano, são 13 questões referentes a dois eixos temáticos (de um total de cinco):

    • Desenvolvimento institucional e
    • Políticas de gestão

    As informações são confidenciais e você não será identificado.


    Clique aqui para responder ao questionário


    Para saber mais...


    Ingresso, Permanência e Êxito Discente

    by Diego Rodrigues -

    O "Ingresso, Permanência e Êxito Discente: Em Foco" é um informativo mensal, proposto pela Comissão de Ingresso, Permanência e Êxito Discente do IFMG-Campus Ouro Preto, com o objetivo de trazer à tona para a comunidade acadêmica fatores importantes que cercam o desempenho escolar dos estudantes.

    Como temáticas a serem abordadas, pretende-se atuar em estudos relacionados a perfil de ingressantes, indicadores de evasão e retenção acadêmica, histórico de conclusões e êxito discente, programas de assistência estudantil, projetos de mérito discente, atendimento às necessidades específicas dos alunos, estratégias pedagógicas relevantes, entre outros.

    Isto posto, a comissão espera não somente divulgar e tratar dados, mas também propor aos órgãos colegiados dos cursos e diretorias sistêmicas uma reflexão de nossas práticas escolares, visando o planejamento e execução de ações que venham fomentar a criação/revisão de políticas institucionais para a melhoria contínua da qualidade educativa e a visibilidade institucional, desde o primeiro contato possível com nosso estudante, ou seja, do acolhimento à sua formação.

    Edição nº01 - Agosto de 2021
    Tema: IFMG-Campus Ouro Preto tem mais de 180 discentes de cursos técnicos integrados aprovados em Instituições de Ensino Superior nos processos seletivos do 1º semestre de 2021


    Fonte: https://www.ifmg.edu.br/ouropreto/institucional/ingresso-permanencia-e-exito-discente


    Older topics...