Meu nome é Karina Marta Costa. Sou formada em Pedagogia pela UNIFRAN e pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Surdez e Libras. Também possuo especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico, abrangendo supervisão, orientação, inspeção e administração escolar, além de Gestão Integrada e Educação Inclusiva com ênfase em Neurociência.
Tenho experiência na área educacional, com foco em práticas inclusivas e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam às necessidades de todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência auditiva. Estou comprometida em promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Sim, já tive contato com algumas ferramentas apresentadas no vídeo, como os leitores de tela, que são usados para transformar o texto da tela em voz, ajudando pessoas com deficiência visual a navegar em computadores e smartphones. Também já usei aplicativos que convertem voz em texto, facilitando a comunicação para pessoas com deficiência auditiva. Essas tecnologias tornam o dia a dia mais acessível e ajudam na inclusão digital.Na minha opinião, as tecnologias assistivas são fundamentais para ampliar as oportunidades de aprendizado para todos, especialmente para pessoas com deficiência. Elas ajudam a superar barreiras que muitas vezes impedem a participação plena na escola, promovendo autonomia, inclusão e autoestima. Como mostrado no vídeo, essas ferramentas permitem que os estudantes tenham acesso ao conteúdo de forma mais acessível e personalizada, respeitando suas necessidades específicas. Isso não só melhora o desempenho acadêmico, mas também fortalece a confiança e o interesse pelo aprendizado, criando um ambiente escolar mais justo e acolhedor para todos.