Clique aqui para se integrar

Re: Clique aqui para se integrar

por Elias Izaias da Silva -
Número de respostas: 0
Quem sou eu?

Meu nome é Elias Izaias da Silva. Estou na área da educação há 25 anos, atuando com dedicação e compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. Sou pedagogo e neuropsicopedagogo clínico, com especialização em Educação Especial e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o autismo e a deficiência intelectual. Além disso, tenho formação em Administração Pública e Gerência de Cidades. Atualmente, continuo minha formação acadêmica cursando a segunda licenciatura em Letras (Português-Inglês) e o bacharelado em Terapia Ocupacional, ampliando ainda mais minha visão interdisciplinar e minha atuação em contextos educacionais e terapêuticos.

Respostas às perguntas:

Você já teve contato com algumas das ferramentas mostradas no vídeo? Em caso positivo descreva qual (ais) e de que forma.

Sim, já tive contato com algumas ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, como ChatGPT, Gemini e Canva. Utilízo-as para adaptações de textos, atividades e até mesmo o livro didático dos meus alunos com necessidades especiais.

Qual sua opinião a respeito dos benefícios dessas tecnologias no aprendizado, como mostrado no vídeo?

Acredito que as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial estão revolucionando a educação inclusiva. Conforme mostrado no vídeo, essas ferramentas oferecem suporte personalizado, respeitando o ritmo e as necessidades de cada estudante, especialmente aqueles com deficiências. Elas promovem maior engajamento, desenvolvem habilidades socioemocionais e cognitivas e contribuem para a equidade no processo de ensino-aprendizagem. Ao potencializar a individualização do ensino, a IA representa uma aliada poderosa na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e significativa.