Clique aqui para se integrar

Clique aqui para se integrar

por CÁTIA ROBERTA GUILLARDI -
Número de respostas: 2

https://c.tadst.com/gfx/750w/friendship-day.jpg?1

Seja bem-vinda(o) ao fórum de integração! Vamos nos integrar?

Para isso procure clicar no link "Responder" (no canto inferior à direita) e redija um texto com até 3(três) parágrafos tendo cada um até 2(duas) sentenças respondendo às seguintes questões:

Quem sou? (elabore uma apresentação objetiva, falando de sua formação e experiência profissional)

Responda às seguintes perguntas associadas ao vídeo " Como a Inteligência Artificial Está Transformando a Educação Inclusiva" que se encontra na abertura deste fórum:

1. Você já teve contato com algumas das ferramentas mostradas no vídeo? Em caso positivo descreva qual (ais) e de que forma.
  2. Qual sua opinião a respeito dos benefícios dessas tecnologias no aprendizado, como mostrado no vídeo?

Após digitar o texto com todas as respostas às questões acima é só clicar no botão "Enviar".

Bom trabalho!

Em resposta à CÁTIA ROBERTA GUILLARDI

Re: Clique aqui para se integrar

por Eliana Antônia Demarques -
Quem sou?
Vivência profissional na área de TI, Gestão e Educação desde 1987, possuo uma formação multidisciplinar. Tenho experiência como professora e coordenadora pedagógica no ensino Infantil, Fundamental, EJA, Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação em instituições públicas e particulares. Treinada por Fernando Dolabela na UFMG para multiplicar a Cultura do Empreendedorismo nas Escolas, desenvolvo projetos STEAM na perspectiva de uma educação mais inclusiva e empreendedora. No Mestrado, iniciei o modelo inovador de uma Biblioteca Pública Escolar denominado Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI) que já recebeu muitos prêmios com o Projeto Empreendedorismo com Responsabilidade Socioambiental e Fiscal, além de ganhar o Título Internacional de Doutor Honoris Causa. Participo do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LABCRIE),  Laboratório Inteligência de Vida e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.  

Como a Inteligência Artificial Está Transformando a Educação Inclusiva" que se encontra na abertura deste fórum:

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a educação inclusiva, tornando o aprendizado mais acessível e personalizado para todos os alunos. Exemplos de softwares de reconhecimento de fala que convertem voz em texto, auxiliando estudantes com deficiência auditiva a acompanhar aulas e discussões. Para alunos com dislexia, ferramentas de IA oferecem suporte à leitura com realce de texto e ajuste de velocidade, além de dicionários interativos. Essas ferramentas de IA podem apoiar os educadores na criação de planos de aula inclusivos, sugerindo adaptações e recursos para atender a diversas necessidades.

Você já teve contato com algumas das ferramentas mostradas no vídeo? Em caso positivo descreva qual (ais) e de que forma.
Sim. No Mestrado na UFMG analisei o uso de ontologias de domínio na área IA para navegação em contexto semântico. Fundamentada nos princípios da Teoria da Análise Facetada de Ranganathan e Teoria do Conceito apresentado por Dahlberg, a Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI) busca oferecer Objetos de Aprendizagem  de apoio a docentes e discentes.
Qual sua opinião a respeito dos benefícios dessas tecnologias no aprendizado, como mostrado no vídeo?

Os exemplos citados no vídeo destacam vários benefícios que as ferramentas de IA oferecem de suporte para atender diversas necessidades especiais dos estudantes.

Anexo httpsbiei.com.bravalogin.php.jpg
Em resposta à CÁTIA ROBERTA GUILLARDI

Re: Clique aqui para se integrar

por Elias Izaias da Silva -
Quem sou eu?

Meu nome é Elias Izaias da Silva. Estou na área da educação há 25 anos, atuando com dedicação e compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. Sou pedagogo e neuropsicopedagogo clínico, com especialização em Educação Especial e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o autismo e a deficiência intelectual. Além disso, tenho formação em Administração Pública e Gerência de Cidades. Atualmente, continuo minha formação acadêmica cursando a segunda licenciatura em Letras (Português-Inglês) e o bacharelado em Terapia Ocupacional, ampliando ainda mais minha visão interdisciplinar e minha atuação em contextos educacionais e terapêuticos.

Respostas às perguntas:

Você já teve contato com algumas das ferramentas mostradas no vídeo? Em caso positivo descreva qual (ais) e de que forma.

Sim, já tive contato com algumas ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, como ChatGPT, Gemini e Canva. Utilízo-as para adaptações de textos, atividades e até mesmo o livro didático dos meus alunos com necessidades especiais.

Qual sua opinião a respeito dos benefícios dessas tecnologias no aprendizado, como mostrado no vídeo?

Acredito que as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial estão revolucionando a educação inclusiva. Conforme mostrado no vídeo, essas ferramentas oferecem suporte personalizado, respeitando o ritmo e as necessidades de cada estudante, especialmente aqueles com deficiências. Elas promovem maior engajamento, desenvolvem habilidades socioemocionais e cognitivas e contribuem para a equidade no processo de ensino-aprendizagem. Ao potencializar a individualização do ensino, a IA representa uma aliada poderosa na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e significativa.