Avaliação da aprendizagem e do impacto dos recursos didáticos personalizados. Fundamentos de metodologias ativas e gamificação.
- Desenvolver métodos e instrumentos para avaliar a eficácia dos recursos didáticos personalizados no processo de ensino-aprendizagem.
- Compreender e aplicar os princípios das metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e aprendizagem colaborativa.
Este texto tem por objetivo apresentar os conceitos e princípios de seis metodologias ativas, de modo a descrever suas características e como podem ser conduzidos em sala de aula. Assim, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre metodologia ativa em livros e produções científicas a respeito de seis métodos classificados dentro da proposta ativa.
A educação escolar tem enfrentado grandes desafios no século XXI a partir das transformações sociais provenientes da expansão do uso de novas tecnologias, principalmente aquelas vinculadas à informática, o que faz com que os métodos tradicionais de ensino sejam contestados crescentemente.
O distanciamento dos alunos do conhecimento ensinado na escola traz grandes prejuízos para o futuro desse sujeitos bem como para o país.- Ver Fazer postagens no fórum: 1