• O contexto histórico da Educação Especial e Inclusiva no Brasil

    • O estudo analisa a deficiência por meio dos modelos médico e social. O modelo médico foca na deficiência como um problema individual, enquanto o modelo social destaca a necessidade de mudanças na sociedade para inclusão. A compreensão do tema evolui constantemente, tornando essencial o debate para a psicologia social e a formulação de políticas públicas.

    • O artigo analisa a trajetória histórico-social da exclusão e inclusão das pessoas com deficiência, destacando preconceitos, lutas por direitos e avanços legislativos. Apesar das conquistas, ainda há uma grande distância entre as leis de inclusão e sua aplicação efetiva.

    • Marcos históricos e de políticas públicas de educação especial e inclusiva

    • O artigo aborda a Educação Especial, que busca garantir o acesso de pessoas com deficiência ao ensino regular e desenvolver suas habilidades. Destaca a inclusão como respeito às diferenças e igualdade de oportunidades, analisando a transição entre segregação, integração e inclusão.

    • Paradigmas são modos de compreensões da realidade que delimitam as formas de pensar e agir em um determinado contexto sócio-histórico.

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