Tópico Nome Descrição
Livro Guia do Participante
O contexto histórico da Educação Especial e Inclusiva no Brasil URL Artigo: A compreensão da deficiência a partir das teorias dos modelos médico e social

O estudo analisa a deficiência por meio dos modelos médico e social. O modelo médico foca na deficiência como um problema individual, enquanto o modelo social destaca a necessidade de mudanças na sociedade para inclusão. A compreensão do tema evolui constantemente, tornando essencial o debate para a psicologia social e a formulação de políticas públicas.

URL Artigo: Trajetória histórico social da população deficiente: da exclusão a inclusão social.

O artigo analisa a trajetória histórico-social da exclusão e inclusão das pessoas com deficiência, destacando preconceitos, lutas por direitos e avanços legislativos. Apesar das conquistas, ainda há uma grande distância entre as leis de inclusão e sua aplicação efetiva.

URL Infográfico: Linha do tempo da educação especial no contexto brasileiro

Marcos históricos e de políticas públicas de educação especial e inclusiva

URL Artigo: Educação especial da segregação à inclusão?

O artigo aborda a Educação Especial, que busca garantir o acesso de pessoas com deficiência ao ensino regular e desenvolver suas habilidades. Destaca a inclusão como respeito às diferenças e igualdade de oportunidades, analisando a transição entre segregação, integração e inclusão.

URL Artigo: Paradigmas

Paradigmas são modos de compreensões da realidade que delimitam as formas de pensar e agir em um determinado contexto sócio-histórico.

Marcos Legais da educação de pessoas com deficiência e da educação inclusiva URL Artigo: O contexto legislativo da educação inclusiva para a educação básica no cenário brasileiro

O estudo analisa a legislação brasileira sobre educação inclusiva no ensino básico, destacando avanços e desafios. A partir da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases, surgiram leis e decretos para garantir um ambiente escolar inclusivo. A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, aponta evolução no cenário legislativo, mas reforça a necessidade de maior cumprimento das normas para assegurar o direito das pessoas com deficiência. O estudo contribui para a compreensão das leis vigentes e reforça a importância da adaptação do sistema educacional para garantir acesso e permanência desses alunos no ensino regular.

Diversidade e Inclusão URL Manual para garantir inclusão e equidade na Educação - Capítulo1 - Inclusão e Equidade na Educação

O "Manual para garantir inclusão e equidade na educação", da UNESCO, orienta políticas e práticas para promover um ensino acessível e justo para todos. O documento destaca a importância da diversidade, da eliminação de barreiras e da adaptação do sistema educacional para garantir a inclusão efetiva. Além disso, propõe estratégias para que governos e instituições assegurem oportunidades iguais, reforçando o compromisso global com a educação inclusiva.

URL Artigo: O papel docente na inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares

Este trabalho propõe-se a enfocar essencialmente a ação docente na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, com o objetivo de avaliar se a ação docente é capaz de propiciar a efetiva inclusão do aluno com deficiência. O tema enfocado é de relevância social, porque se trata de uma realidade presente em muitas escolas regulares do país, já que, com o incentivo da mídia, mas pessoas com deficiência, que antes preferiam ficar à margem do convívio social, estão agora buscando aquilo que lhes é de direito, em especial o direito à educação que vise o respeito. Entretanto há ainda muito a ser feito, já que a educação inclusiva no Brasil está ainda no início do seu desenvolvimento.

Arquivo Artigo: Decreto Nº. 6.571/2008 – Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado

O documento "Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" apresenta a evolução das políticas e legislações brasileiras voltadas à educação especial. Destaca a transição do modelo segregador para uma abordagem inclusiva, garantindo o direito de estudantes com deficiência ao ensino regular. Além disso, reforça a necessidade de adaptações pedagógicas e do cumprimento das normativas para assegurar equidade e acesso à educação de qualidade.

URL Artigo: Profissionais de apoio à inclusão escolar: quem são e o que fazem esses novos atores no cenário educacional?

O estudo analisou o perfil e a atuação dos profissionais de apoio à inclusão escolar em cinco municípios da Bahia e São Paulo, com a participação de 30 profissionais. Os resultados apontaram precariedade na formação e nas condições de trabalho, desvio de função e privatização dos serviços de inclusão. Além disso, destacou-se a necessidade de diretrizes claras, melhor estrutura de trabalho, formação continuada e supervisão para garantir um suporte adequado à educação inclusiva.

URL Artigo: O capacitismo vivenciado pela pessoa com deficiência no contexto escolar: um ensaio teórico

O e-book "Estudos da Deficiência na Educação: Anticapacitismo, Interseccionalidade e Ética do Cuidado" aborda a necessidade de combater o capacitismo na educação por meio de uma abordagem interseccional e inclusiva. O material destaca como diferentes formas de opressão se cruzam na experiência das pessoas com deficiência e reforça a importância da ética do cuidado na construção de ambientes educacionais mais equitativos. Além disso, propõe reflexões e estratégias para promover a inclusão, garantindo direitos e respeito à diversidade.

URL Artigo: Saber como incluir é importante, mas saber por que incluir é fundamental

O e-book "Estudos da Deficiência na Educação" discute o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma abordagem inclusiva que possibilita o ensino para todas as pessoas. O material apresenta estratégias pedagógicas que eliminam barreiras à aprendizagem, promovendo acessibilidade e equidade no ensino. Além disso, destaca a importância da adaptação curricular e do uso de múltiplos recursos para atender à diversidade dos alunos, garantindo um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.

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