Olá, me chamo Iasmim Francis, tenho 24 anos e sou estudante do 8º período do curso de Licenciatura em Geografia no IFMG – Campus Ouro Preto.
Minha experiência com o Ensino a Distância (EaD) começou por meio de cursos de curta duração voltados à qualificação profissional. Posteriormente, durante a graduação, tive contato mais intenso com essa modalidade, especialmente no período da pandemia da Covid-19, quando as aulas presenciais precisaram ser adaptadas para o formato remoto, utilizando a plataforma Moodle. Considero essa plataforma acessível e de fácil navegação, especialmente para quem possui conhecimentos básicos em informática.
Além da graduação, cursei também, de forma simultânea, um curso técnico de Agente Comunitária de Saúde, área na qual já atuava profissionalmente. Nesse sentido, vejo o EaD como uma possibilidade concreta de conciliar múltiplas atividades, como estudar e trabalhar, sem a necessidade de deslocamentos constantes.
Apesar das inúmeras possibilidades oferecidas pelo ensino a distância, reconheço que ainda existem desafios importantes a serem enfrentados, sobretudo relacionados ao acesso. Muitas pessoas não possuem computadores, internet de qualidade ou familiaridade com as tecnologias necessárias, o que pode dificultar a inclusão plena nesse modelo educacional.
Assim, acredito que o EaD é uma ferramenta potente para ampliar o acesso à educação, desde que venha acompanhada de políticas públicas que garantam equidade no uso e acesso às tecnologias.