Acessibilidades

Acessibilidades

por CATIANE CARDOSO DE OLIVEIRA -
Número de respostas: 1

Para mim a Acessibilidade seria para descrever  o quão fácil é para todas as pessoas — incluindo aquelas com deficiências — acessarem e utilizarem espaços, serviços, tecnologias e informações. O vídeo me trouxe alguns meios de acessibilidade digital a qual eu não conhecia.

A Lei 10.098/2000 trata da infraestrutura e remoção de barreiras.

A Lei 13.146/2015, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência, complementa com direitos sociais, acessibilidade plena e inclusão.

Ligadas a elas, leis e decretos específicos garantem atendimento prioritário, uso da Libras, tecnologia assistiva, entre outros,a tecnologia tem desempenhado um papel crucial na promoção da acessibilidade, quebrando barreiras físicas, sensoriais e cognitivas que antes limitavam significativamente a inclusão de pessoas com deficiência.

A missão da tecnologia nesse contexto pode ser resumida em alguns princípios fundamentais:

Igualdade de acesso à informação, serviços e oportunidades.

Autonomia e independência para pessoas com deficiência.

Inclusão social, educacional e profissional plena.

Em resposta à CATIANE CARDOSO DE OLIVEIRA

Re: Acessibilidades

por Oldayane Chácara Rocha -
Sobre o meu entendimento o objetivo da tecnologia assistiva é facilitar e melhorar a vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Ela oferece ferramentas, recursos e serviços que auxiliam em diversas atividades cotidianas, desde tarefas simples até atividades mais complexas, como trabalho e estudo.