Apresentação

Apresentação

por MICAELA LUIZA SILVA SANTOS -
Número de respostas: 0

Olá,

Meu nome é Micaela Luiza, atualmente graduanda em Pedagogia.

Já tive contato com algumas ferramentas de Inteligência Artificial, como o por exemplo o ChatGPT e o Microsoft Immersive Reader. Faço o uso do ChatGPT como apoio nos meus estudos na graduação em Pedagogia, especialmente para entender conteúdos complexos, revisar textos e estudar para provas. Já o Immersive Reader foi muito útil para ler textos longos com mais foco, pois ele permite alterar o tamanho da fonte, o espaçamento e até ouvir a leitura em voz alta.

Na minha opinião, essas tecnologias são extremamente benéficas para o aprendizado, principalmente no contexto da educação inclusiva, nem todos vão ter a oportunidade de acesso a conteúdos devido contexto social.A IA pode personalizar o ensino, adaptar conteúdos para diversos estilos de aprendizagem, ajudar estudantes com deficiência visual ou auditiva e ampliar o acesso ao conhecimento. Isso é essencial para garantir equidade no ambiente educacional. Acredito que, quando bem utilizadas, essas ferramentas promovem a autonomia, o protagonismo dos estudantes e uma aprendizagem mais significativa.