Olá, colegas!
Meu nome é Flávio Camilo, sou professor de Língua Portuguesa e Assistente Técnico de Educação Básica.
Sou formado como Tecnólogo em Processos Gerenciais, com pós-graduações na área de Educação, e atualmente curso graduação em Análise de Redes. Já atuei na coordenação de ensino técnico, o que me deu uma perspectiva mais ampla sobre os desafios da gestão e da prática pedagógica no ensino médio e técnico.
Com relação à educação a distância (EAD), tenho vivenciado essa modalidade em diferentes momentos da minha formação. Inclusive, a graduação que curso atualmente é no formato EAD, o que tem me possibilitado uma rotina de estudos mais flexível, algo essencial para quem concilia trabalho, família e formação continuada.
A experiência tem sido positiva, principalmente por conta do acesso a materiais diversificados e da autonomia no ritmo de estudo. No entanto, acredito que a EAD ainda pode melhorar em alguns pontos, como a interação entre os participantes, a mediação pedagógica mais ativa e o uso mais criativo das tecnologias para estimular o engajamento.
Entendo a educação a distância como uma oportunidade de democratização do conhecimento, desde que ela seja acompanhada de suporte pedagógico, acessibilidade e propostas que considerem as realidades diversas dos estudantes.
Estou animado para essa troca com vocês e acredito que o fórum é um espaço riquíssimo para nos aproximarmos e compartilharmos experiências. Vamos juntos!