Tópico | Nome | Descrição |
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Este caderno temático foi elaborado pelos professores Maraisa da Silva e Pedro Xavier, reunindo os principais conteúdos trabalhados na disciplina Acessibilidade e Tecnologia Assistiva, com o objetivo de aprofundar a compreensão teórica e prática sobre o tema. |
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A tecnologia de impressão 3D tem se mostrado uma das mais promissoras na área de tecnologia assistiva. Contudo, ainda não é amplamente utilizada pela população em geral, devido à dificuldade no acesso a equipamentos e a falta de conhecimento técnico para manuseá-los. O presente estudo teve como objetivo investigar a utilização de impressoras 3D na área de tecnologia assistiva em uma rede pública de laboratórios de fabricação digital (fab labs) localizada na cidade de São Paulo. A pesquisa contou com a participação de um dos autores na coleta de dados a partir de experiências vivenciadas in loco, além de entrevistas com técnicos do laboratório para entender a percepção deles acerca do papel da rede na área de tecnologia assistiva. |
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Neste artigo apresentaremos algumas considerações sobre a fabricação digital, em específico o processo de impressão 3D e como ele se relaciona com o processo de corte a laser no âmbito da prototipagem. Estes dois processos permitem a confecção de peças e modelos a partir de uma matéria prima comparativamente barata dentro da prototipação no design de produto. |
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Atualmente, discute-se a respeito das dificuldades que um professor de Física encontra para tornar o ensino desta disciplina mais interessante e acessível aos alunos na tentativa de propiciar uma verdadeira aprendizagem. Para contornar as dificuldades e levar aos alunos uma apropriação do conhecimento, é necessário que as práticas educacionais incluam diferentes recursos em sala de aula, entre elas, destacamos a tecnologia de impressão 3D. O objetivo deste estudo foi proporcionar aos alunos um desenvolvimento intelectual e contextualizado dos fenômenos físicos envolvendo alguns conteúdos de Mecânica usando a tecnologia de impressão 3D como geradora de recurso de ensino para as aulas de Física, a partir do desenvolvimento de duas propostas de atividades abordando os conteúdos de Máquina de Atwood e Colisões Mecânica. |
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O uso de manipulativos físicos em aulas de matemática é geralmente motivado por seu apelo representacional na conexão de conceitos concretos e abstratos. Embora possamos encontrar alguns exemplos no Ensino Médio, os manipulativos físicos ainda parecem estar mais associados ao Ensino Fundamental, por sua natureza de significação mais concreta. Os manipulativos digitais, por sua vez, têm crescido constantemente com a tendência de popularização das tecnologias nas salas de aula dos diferentes níveis de ensino e podem ser também explorados neste viés |
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Introdução à Acessibilidade | ||
Desafios da Inclusão: Barreiras que Limitam a Autonomia das Pessoas | ||
Legislação sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva | ||
Linguagem Inclusiva: O que é e o que não é? | ||
Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional | ||
Tecnologia Assistiva no Contexto da Educação Inclusiva | ||
MATERIAL COMPLEMENTAR | Referência Bibliográfica |
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