Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Introdução a Fabricação Digital | Uma impressora 3D é uma máquina capaz de criar objetos tridimensionais reais a partir de modelos digitais. Em vez de imprimir tinta sobre papel, como uma impressora comum, ela "imprime" camada por camada de material (geralmente plástico, mas também pode ser resina, metal, cerâmica e até chocolate!) até formar o objeto completo. |
|
Uma impressora 3D de resina é um tipo especial de impressora 3D que utiliza resina líquida fotossensível para criar objetos com altíssimo nível de detalhe. Em vez de usar filamentos plásticos como as impressoras FDM (aquelas que derretem e depositam plástico camada por camada), esse tipo de impressora usa luz ultravioleta (UV) para solidificar a resina em camadas extremamente finas. |
||
Um router CNC (ou fresadora CNC) é uma máquina de usinagem controlada por computador que serve para cortar, esculpir, perfurar ou gravar materiais sólidos como madeira, plástico, MDF, acrílico, alumínio e outros. A sigla CNC vem do inglês Computer Numerical Control, que significa Controle Numérico Computadorizado. Ou seja, é uma máquina que executa movimentos precisos com base em comandos gerados por um programa de computador. |
||
Uma cortadora a laser é uma máquina capaz de realizar cortes, gravações ou marcações em diversos materiais usando um feixe de luz altamente concentrado. Esse feixe, gerado por um laser, aquece o material de forma tão intensa que ele é vaporizado ou derretido exatamente nos pontos indicados por um projeto digital. O processo é extremamente preciso e controlado por computador, o que permite criar desde peças técnicas até objetos artísticos, com detalhes minuciosos e acabamento profissional. |
||
Um plotter de recorte é uma máquina usada para cortar com precisão materiais finos e flexíveis, como vinil adesivo, papel, cartolina, filme de recorte, tecido, entre outros. Ao contrário de uma impressora comum, que imprime imagens, o plotter de recorte usa uma lâmina afiada controlada por computador para seguir contornos e recortar formas, letras, desenhos ou logotipos com exatidão. |
||
Bibliotecas de Modelos 3D e Vetores 2D | Para impressão 3D os formatos mais comuns de arquivos são os formatos STL e OBJ, são formatos prontos e fechados, que até permitem alguma edição, mas já estão exportados para impressão, sendo mais trabalhosos de editar. |
|
Aqui listamos os principais bibliotecas de modelos 3D e vetores 2D que utilizamos. |
||
Muitos sites oferecem vetores 2D e modelos 3D para download. |
||
Existem geradores de arquivos para corte a laser que permitem personalização através do preenchimento de parâmetros. Podemos por exemplo gerar caixas com formato específico, configurar tamanho nas 3 dimensões e personalizar pontos de encaixe, tampas e demais características. Outros exemplos são geradores de réguas, geradores de quebra-cabeça, entre outros. |
||
Muitos sites permitem a conversão de arquivos e a vetorização de imagens. |
||
Muitos sites permitem a conversão de arquivos e a vetorização de imagens. |
||
Design e Modelagem Digital | Como vimos no módulo anterior, não é necessário saber desenhar um vetor em duas dimensões para utilizar máquinas como a cortadora a laser ou a fresadora CNC. Ferramentas e softwares acessíveis já oferecem bibliotecas de modelos prontos e interfaces intuitivas que facilitam todo o processo, mesmo para quem está começando. |
|
Vetorizar uma imagem redesenhando por cima é um processo manual em que o artista ou designer recria uma imagem bitmap (feita de pixels) usando ferramentas de desenho vetorial em um software gráfico, como Illustrator, CorelDRAW ou Inkscape. Em vez de simplesmente converter automaticamente a imagem, como fazem alguns programas, o profissional desenha novamente cada linha, forma e detalhe da imagem original, só que agora utilizando vetores — ou seja, formas geométricas definidas por equações matemáticas. |
||
O vídeo mostra a edição de uma caixa feita no makercase, através da edição 2d no Corel Draw. |
||
A vetorização automática é o processo de transformar uma imagem bitmap (formada por pixels) em uma imagem vetorial (formada por linhas, curvas e formas geométricas) de forma automatizada, usando algoritmos de software. Em vez de redesenhar manualmente por cima da imagem, como na vetorização manual, o programa analisa os contornos, cores e contrastes da imagem original e gera automaticamente formas vetoriais que tentam replicar o conteúdo. |
||
A vetorização automática com inteligência artificial representa um grande avanço em relação às técnicas tradicionais de conversão de imagens bitmap para vetores. Diferente dos métodos antigos, que se baseiam em regras fixas para detectar bordas e formas, os sistemas com IA utilizam redes neurais treinadas com milhares de imagens, o que permite interpretar e entender padrões visuais de forma muito mais inteligente e precisa. |
||
Modelagem 2D é o processo de criar representações gráficas de objetos ou ideias em duas dimensões — ou seja, utilizando apenas largura (X) e altura (Y), sem profundidade. Ela é a base para muitos tipos de projetos visuais, especialmente nas áreas de design gráfico, desenho técnico, arquitetura, engenharia e fabricação digital (como corte a laser e fresagem CNC). |
||
O escaneamento 3D é a técnica utilizada para capturar a forma, tamanho e até textura de um objeto físico, transformando essas informações em um modelo digital tridimensional. É como se o objeto fosse "fotografado em 360 graus", ponto a ponto, criando uma réplica digital que pode ser manipulada, editada ou impressa em uma impressora 3D. |
||
MATERIAL COMPLEMENTAR | Referência Bibliográfica |
|