Como vimos no módulo anterior, não é necessário saber desenhar um vetor em duas dimensões para utilizar máquinas como a cortadora a laser ou a fresadora CNC. Ferramentas e softwares acessíveis já oferecem bibliotecas de modelos prontos e interfaces intuitivas que facilitam todo o processo, mesmo para quem está começando.
Da mesma forma, não é indispensável dominar a modelagem 3D para realizar impressões em três dimensões. Hoje, é possível acessar milhares de projetos prontos em plataformas especializadas, além de contar com geradores automáticos de arquivos 3D, que adaptam ou criam modelos a partir de parâmetros simples definidos pelo usuário.
Com o avanço da inteligência artificial, novas possibilidades estão surgindo rapidamente. Já existem ferramentas capazes de gerar modelos vetoriais ou tridimensionais a partir de imagens, descrições em texto ou até esboços feitos à mão. Embora muitas dessas tecnologias ainda estejam em fase embrionária, o potencial é imenso. O futuro das Inteligências Artificiais promete tornar o design digital ainda mais acessível, automatizado e criativo, abrindo caminho para que qualquer pessoa, independentemente do nível de habilidade técnica, possa transformar suas ideias em projetos reais.