Planejamento e implementação de atividades educativas que integrem materiais didáticos
Objetivos:
Nessa etapa iremos apresentar alguns conceitos sobre planejar e implementar atividades educativas que utilizem materiais didáticos criados com tecnologias de fabricação digital, como impressão 3D, corte a laser e fresadoras CNC.
Também vamos abordar sobre a adaptação de recursos didáticos tradicionais para torná-los mais acessíveis e engajadores, utilizando ferramentas digitais.
Portando, boas-vindas a nossa primeira etapa. Boa leitura e sucesso em sua jornada pedagógica!
Você sabia que a formação docente está relacionada às dimensões técnicas e pedagógicas? Isso mesmo! É essencial que o docente seja capaz de utilizar de modo eficiente os materiais e equipamentos didáticos, que se apresentam na instituição de ensino, bem como o espaço físico da sala de aula, sabendo bem mais que ligar e desligar aparelhos, mas, principalmente, ser capacitado para a construção de uma identidade educativa com foco na utilização adequada e qualitativa desses recursos pedagógicos.
O movimento maker é uma evolução do "Faça Você Mesmo" que se apropriou de ferramentas tecnológicas como a placa Arduíno, impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica e máquinas de costura, para incentivar um aprendizado a partir da criação e descoberta.
A internet, ao conectar “fazedores” e facilitar a divulgação de vídeos e manuais de experiências, também foi responsável pela popularização da cultura "Maker".
O planejamento e implementação de atividades educativas que integram materiais didáticos requer uma abordagem cuidadosa, que considere a natureza do conteúdo, as necessidades dos alunos e os recursos disponíveis.
Assim, seu propósito é criar experiências de aprendizagem significativas e efetivas, adotando materiais didáticos como ferramentas que proporcionem o devido suporte na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências de seus alunos, contribuindo de forma inclusiva, na formação de cidadãos mais preparados para enfrentar cenários futuros.
Os materiais e equipamentos didáticos são também chamados nas instituições por “recursos” ou “tecnologias educacionais”, que correspondem aos materiais e equipamentos didáticos utilizados durante um processo de ensino-aprendizagem, com a finalidade de promover maior motivação aos alunos durante as aulas, bem como a sua aproximação do conteúdo.
Para Vicenza (2023) adotar esses recursos em sala de aula, requer que o docente observe alguns aspectos antes de selecionar quais os mais adequados em determinada atividade:
- Quanto a necessidade de ajuste aos objetivos, conteúdo e grau de desenvolvimento, interesse e necessidades dos alunos.
- Quanto a necessidade de ajuste às competências que se deseja desenvolver, sejam elas cognitivas, afetivas ou psicomotoras.
- Quanto a sua simplicidade, custo e acessibilidade.
- Quanto a sua qualidade e atratividade em estimular a curiosidade no aluno.
Portanto, o material didático atua como um recurso incentivador da aprendizagem, proporcionando uma comunicação entre o docente e seus alunos, além da verbal, incluindo sons, cores, formas, sensações, evitando a monotonia de aulas que são exclusivamente verbais.
Além disso, esses recursos tendem a substituir o processo de uma memorização metódica, auxiliando no desenvolvimento de competências, e ampliando as experiências dos alunos, ao proporcionar uma perspectiva mias ampla dos elementos abordados.
Para o docente planejar e implementar atividades educativas com materiais didáticos criados por tecnologias de fabricação digital, como no caso de impressão 3D, corte a laser, fresadoras CNC, entre outras, o foco deve ser direcionado para a integração da tecnologia com os objetivos de aprendizagem, bem como na adaptação do material às necessidades dos alunos e também na criação de experiências práticas e interativas.
Vamos conhecer alguns exemplos:
- Em Ciências: A criação de modelos 3D de células, órgãos ou sistemas do corpo humano.
- Em Geografia: A criação de modelos de relevo ou mapas em relevo com corte a laser.
- Em Matemática: A criação de sólidos geométricos com impressão 3D.
- Em Artes: A criação de esculturas ou peças decorativas com corte a laser ou fresadoras CNC.
- Em Engenharia: A construção de protótipos de máquinas ou estruturas com impressão 3D ou fresadoras CNC.
Confira as principais etapas no planejamento e implementação desses materiais:
- A definição dos objetivos de aprendizagem: Analisar o que seus alunos precisam aprender com essa atividade, ou quais as competências que eles precisam desenvolver.
- A seleção dos materiais e tecnologias: Levar em consideração a tecnologia mais adequada para a atividade, seja ela a impressão 3D, corte a laser, ou fresadora CNC, e quais são os materiais a serem adotados.
- A criação ou adaptação de materiais: Projetar ou adaptar modelos 3D, desenhos para corte a laser ou programas para fresadoras CNC, levando em consideração as restrições técnicas de cada tecnologia e as necessidades dos alunos.
- O planejamento das atividades: Estabelecer como os alunos irão utilizar o material, se é para montagem, análise ou a experimentação, e como esse material irá contribuir para o seu aprendizado.
- A implementação e avaliação: Executar a atividade com os alunos, analisando todo o processo e o seu resultado, avaliando se os objetivos de aprendizagem foram alcançados.
- Reflexão e transmissão: Refletir a respeito da atividade, identificando pontos fortes e fracos a serem melhorados, e transmitir o material e a experiência aos envolvidos no processo.
Quanto aos Benefícios, os principais são, para Vicenza (2023):
- Engajamento e Motivação: A inclusão de recursos tecnológicos torna o aprendizado mais dinâmico e atraente, despertando o interesse dos alunos.
- Aprendizagem Prática: A experiência de construir e manipular materiais auxilia os alunos a compreenderem melhor os conceitos.
- Desenvolvimento de Competências: A aplicação de tecnologias de digitais estimula a criatividade, a resolução de problemas e a cooperação.
- Personalização: O material pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de cada aluno.
- Inovação: A tecnologia digital possibilita a criação de novos materiais e métodos de ensino.