OLá,
Considerando os três cenários abaixo e tendo por base a leitura dos textos e os vídeos propostos no Tópico 2 da disciplina, escolha uma situação-problema e apresente, no Fórum, os pontos que necessitam ser repensados e as possíveis estratégias para que os estudantes com deficiência possam usufruir de condições efetivas de acessibilidade.
Situação Problema 1
Ana Liz Nogueira mora com sua mãe e avó materna, no bairro de Socorro, na cidade de São Paulo/SP. Desde bebê apresenta comportamentos que a diferenciaram das outras crianças da sua idade, tais como: olhar fixo para pontos indefinidos, pouco choro ou murmuro, dificuldade para dormir, resistência em aceitar alimentos líquidos, aversão a barulho. Ana Liz balbuciou as primeiras palavras quando ia completar 2 anos e 7 meses de idade.
Atualmente, a criança frequenta o Centro Municipal Infantil Primeira Infância. Sua professora, após observar que a criança, hoje, com 07 anos de idade, ainda não consegue identificar as cores, cortar papéis usando tesoura, segurar lápis e objetos pequenos com o movimento de pinça acionou a coordenadora pedagógica da escola de forma a alertar sobre a necessidade de um olhar mais atento sobre o comportamento e aprendizado daquela menina.
Em reunião com a mãe da Ana Liz, a professora e a coordenadora pedagógica relataram sobre as observações realizadas sobre o desenvolvimento da aluna e se prontificaram a encaminhar um pedido de acompanhamento clínico para a estudante no posto de saúde do bairro. Porém, a mãe recusou o apoio justificando que cada criança é única e que com o passar dos anos, a filha iria amadurecer e apresentar o comportamento esperado.
Situação Problema 2
Na Universidade Federal de São Gonçalo de Espinhal /GO está matriculado o estudante Pedro Henrique Sena. Ele é estudante de bacharelado em Nutrição. Pedro apresenta paralisia cerebral, devido a complicações no parto que teve como consequência o falecimento de sua mãe biológica. Até os 04 anos de idade, Pedro foi tutelado pelo Estado, morando no abrigo infantil do município de São Gonçalo de Minas. Após uma busca ativa, a Secretaria de Assistência Social da cidade, contactou uma tia paterna do estudante, que morava em um município vizinho, e que se responsabilizou pelos cuidados da criança.
Atualmente, com 22 anos, o estudante está matriculado no quarto período do curso de Nutrição. Porém, desde seu ingresso enfrentou dificuldades para locomoção no campus, visto a mobilidade reduzida e dificuldades de aprendizagem. Apesar dos pedidos de apoio pedagógico para o desenvolvimento dos conteúdos do curso, o único apoio institucional recebido pelo estudante foi o financeiro, para alimentação no restaurante escolar.
Situação Problema 3
No Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, ofertado pela Escola Municipal Jerusalém, está matriculada a estudante Letícia Garcia. A estudante, moradora da zona rural da cidade de Valência/AM, apresenta surdez bilateral e comprometimento da fala funcional. Porém, desde criança frequenta as aulas de Libras ofertadas pelo Centro Pastoral “Menino Jesus” no distrito onde reside, sendo fluente nesta língua. Ao ingressar no curso citado, foi disponibilizado um tradutor e intérprete de Libras para fazer a mediação comunicacional entre a estudante, seus colegas e professores. No entanto, devido à mudança da gestão municipal, o atual Secretário de Educação optou por realocar os tradutores e intérpretes de Libras para as escolas da sede em detrimento da demanda das instituições localizadas nos distritos.