Olá!
Meu apelido é Lili e trabalho como professora e psicopedagoga no município de Contagem MG desde 1990. Em 1999, iniciei na modalidade EaD como design instrucional e coordenei equipe multidisciplinar produção de material didático para educação inclusiva, principalmente em LIBRAS e em BRAILLE.
No Mestrado, iniciei o modelo de Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI) que está fundamentado nos princípios da Teoria da Análise Facetada de Ranganathan e Teoria do Conceito apresentado por Dahlberg, buscando a organização da informação com uso de ontologias de domínio na área de Inteligência Artificial para navegação em contexto semântico. A ideia é explorar os elementos linguísticos que podem ser representados na BIEI por um vocabulário multifacetado de função documental e simbólica. No sistema BIEI de navegação em contexto semântico, as cinco categorias fundamentais propostas por Ranganathan expressas pelo acrônimo PMEST (Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo) são consideradas caracteres linguísticos de múltiplas facetas. Neste sistema, relaciona-se linguagem e pensamento na visão de Vygotsky de unidade dinâmica medida pela interação de signos linguísticos que são construídos culturalmente. Além de retornar ao caráter simbólico de Aristóteles do uso social da linguagem. O “Ser” aprendente vive em um mundo de signos culturais e a informação é um significado transmitido que pode ser representado por objetos informacionais (DEMARQUES, 2011).
Vislumbro inovar os espaços de Bibliotecas Públicas Municipais e Escolares com os produtos da BIEI para reuso na educação básica, proporcionando recursos audiovisuais traduzidos em LIBRAS e também disponibilizando o acervo de material didático transcritos em BRAILLE mais próximos do local de residência dos estudantes de baixa visão, cegos e surdos.