Guia do Participante

Site: Capacitar IFMG
Curso: Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Livro: Guia do Participante
Impresso por: Usuário visitante
Data: segunda, 30 jun 2025, 23:12

1. Público-alvo

O Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias de Fabricação Digital aplicadas à Educação à Educação Inclusiva, na modalidade semipresencial,  é destinado a gestores escolares, coordenadores pedagógicos e demais interessados na área de educação inclusiva e tecnologias digitais, que residam nos municípios de Bambuí, Governador Valadares, Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova e Ribeirão das Neves, maiores de 18 anos e que tenham concluído, no mínimo, o Ensino Médio.

2. Carga horária e período de disponibilidade

Carga Horária: 30h.

Duração: sem data para encerramento

Quantidade de Tópicos: 6

Prazo: A disciplina tem 30 dias de duração.

Área do conhecimento: Educação e inclusão Social.

Responsáveis: Prof.ª Maraísa da Silva Soares Costa; Prof. Pedro Xavier da Penha

Realização: IFMG

3. Objetivos

Objetivo Geral

A disciplina tem como objetivos:

a)    Compreender os conceitos e práticas em tecnologia assistiva;

b)    Explorar aplicações de tecnologias de fabricação digital em soluções assistivas;

c)    Desenvolver projetos com foco na autonomia e inclusão;

d)    Promover a acessibilidade e a inclusão por meio da tecnologia;

e)    Integrar teoria e prática no desenvolvimento de soluções assistivas;

f)     Fomentar a inovação e a criatividade na criação de recursos assistivos;

g)    Preparar os participantes para atuar como agentes de transformação.

4. Metodologia e avaliação

Metodologia

A disciplina será conduzida de forma teórico-reflexiva, com aulas expositivas, leituras de estudos de caso e fóruns de discussão e debate online. Os alunos terão a oportunidade de analisar e discutir soluções assistivas, incluindo o uso de fabricação digital e impressão 3D, por meio de materiais e vídeos explicativos. A metodologia visa promover a aprendizagem ativa, integrando teoria e prática em um ambiente virtual. A interação será incentivada por meio de análises críticas e troca de experiências no formato EAD.

5. Atividades e avaliações

A nossa disciplina terá 4 atividade valendo 15 pontos e uma atividade final avaliada em 40 pontos. Você possui 3 tentativa para realizar as atividades do curso. Não há tempo limite para realizá-las. Vale ressaltar que você só será aprovado se obter uma nota maior ou igual a 60 pontos.

O quadro a seguir apresenta as atividades do curso e suas respectivas pontuações.

Conteúdo Tipo Nota
Tópico 1 – Introdução à Fabricação Digital
Quiz de múltipla escolha sobre conceitos e aplicações da fabricação digital quiz 30
Tópico 2 – Bibliotecas de Modelos 3D e Vetores 2D
Quiz de múltipla escolha sobre repositórios, tipos de arquivos e uso de modelos prontos quiz 30
Tópico 3 – Design e Modelagem Digital
Quiz de múltipla escolha sobre ferramentas, técnicas de vetorização e softwares de modelagem quiz 40

6. Aprovação

Para ser considerado aprovado na disciplina de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva, é preciso obter 60 pontos no conjunto de atividades obrigatórias e totalizar 75% de presença na plataforma moodle (a presença é mensurada através da conclusão dos recursos e atividades propostas)

7. Professores

Olá, ,

Foto

Professor Pesquisador - Maraísa da Silva Soares Costa:

Professora de Pós-Graduação e MBA. Doutoranda em Administração na Puc Minas. Possui Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, área temática de concentração: trabalho e emprego. Diploma reconhecido pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, na modalidade de Mestre em Administração. Graduada em Administração pela PUC Minas. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching. Tem experiência como Professor Universitário em Disciplinas nas Áreas de Recursos Humanos, Carreira do Administrador, Introdutórias da Área de Administração; Disciplinas da Área de Psicologia, Neurociência da Comunicação e da Linguagem, e Tecnologia Assistiva. Integrante do Grupo de Pesquisa GEDI - Grupo de Estudos em Gestão, Diversidade e Inclusão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Currículo Lattes



Professora Conteúdista - Pedro Xavier da Penha

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco. Administrador. Licenciado em Matemática. Licenciado em Pedagogia. Especialista em Gestão Organizacional, Pós-graduado em Tecnologia Educacional: ênfase em comunicação e educação multimídia ;Psicopedagogo Clinico e Institucional e Mestre em Administração. Áreas de interesse: Educação; Administração; Marketing; Enfoque CTS. Questões Sociocientíficas. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicsul - São Paulo. CAPES 6.Professor e Orientador do Mestrado em Educação Profissional em Rede Nacional - ProfEPT

Currículo Lattes