Guia do Participante

Site: Capacitar IFMG
Curso: Projetos Aplicados em Fabricação Digital na Educação Inclusiva
Livro: Guia do Participante
Impresso por: Usuário visitante
Data: terça, 26 ago 2025, 17:12

1. Público-alvo

O Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias de Fabricação Digital aplicadas à Educação à Educação Inclusiva, na modalidade semipresencial,  é destinado a gestores escolares, coordenadores pedagógicos e demais interessados na área de educação inclusiva e tecnologias digitais, que residam nos municípios de Bambuí, Governador Valadares, Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova e Ribeirão das Neves, maiores de 18 anos e que tenham concluído, no mínimo, o Ensino Médio.

2. Carga horária e período de disponibilidade

Carga Horária: 30h.

Duração: sem data para encerramento

Quantidade de Tópicos: 6

Prazo: A disciplina tem 30 dias de duração.

Área do conhecimento: Educação e inclusão Social.

Responsáveis: Taiandir Vaz Penna Martins, Alessander Pery Lopes Thomaz

Realização: IFMG

3. Objetivos

Objetivo Geral

Desenvolver competências para planejar, criar e aplicar tecnologias assistivas, utilizando recursos de fabricação digital, com foco na promoção da acessibilidade, inclusão e autonomia de estudantes com deficiência ou neurodivergência no ambiente educacional.

Objetivos Específicos

  • Compreender os conceitos de tecnologia, inclusão e inovação.

  • Analisar exemplos de tecnologias assistivas existentes.

  • Identificar necessidades reais de estudantes com deficiência.

  • Planejar e representar soluções acessíveis e funcionais.

  • Utilizar recursos de fabricação digital (ex.: impressão 3D, corte a laser).

  • Construir, testar e aprimorar protótipos assistivos.

  • Refletir sobre o impacto das tecnologias no cotidiano escolar.

4. Metodologia e avaliação

Metodologia

A disciplina será ministrada através de uma combinação de aulas teóricas expositivas, demonstrações  práticas, atividades em laboratório e desenvolvimento de projetos. Será dada ênfase à aprendizagem  hands-on, permitindo que os participantes experimentem diretamente com as tecnologias abordadas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa nas atividades práticas, na qualidade e criatividade  dos projetos desenvolvidos e na capacidade de reflexão crítica sobre a aplicação das tecnologias de  fabricação digital na educação especial.

5. Aprovação

Para ser considerado aprovado na disciplina de Projetos Aplicados em Fabricação Digital na Educação Inclusiva, é preciso obter 60 pontos no conjunto de atividades obrigatórias e totalizar 75% de presença na plataforma moodle (a presença é mensurada através da conclusão dos recursos e atividades propostas)

6. Professores

Olá, ,

Foto: Professor Pedro Luiz Teixeira de Camargo

Professor Pesquisador - Taiandir Vaz Penna Martins

Mestre Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto e Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Ao longo de sua graduação participou de projetos de extensão, pesquisa e educação nas áreas de antropologia visual, sociologia política e ensino de sociologia, respectivamente. Hoje foca sua atenção em questões ligadas ao ciborguismo e a ecologia de mídias em obras de ficção ciêntifica. Profissionalmente atua como professor de sociologia no ensino médio na cidade de Ouro Preto(MG),sendo funcionário efectivo da Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais e lotado na Escola Estadual Dom Pedro II.

Currículo Lattes



Olá, ,

Foto: Professor Pedro Luiz Teixeira de Camargo

Professor Conteúdista - Alessander Pery Lopes Thomaz

Autista e TDAH, Mestre em educação, Licenciado em Língua Portuguesa. Possui 3 anos de experiência com fabricação digital, impressão 3D, plotter de recorte e corte a laser. Trabalha no iFabLab do IFMG onde ofereceu oficinas de fabricação digital para públicos diversos, desde crianças de 4 anos até 15, e adultos com diversas formações. Há 2 anos é professor de informática no Estado de Minas Gerais.

Currículo Lattes